Diferentemente da Fraldinha Swift Maturatta, de que já falamos por aqui, a Maminha Swift Maturatta é uma carne bastante particular. Considerada a parte mais macia da alcatra, próxima do fim da ponta da agulha, é um pouco menor que as outras peças, tem uma fina capa de gordura e um sabor mais suave que os outros cortes, já que fica em uma região pouco irrigada.
Preparada da maneira correta, como manda o figurino, ela fica muito saborosa. Você só vai precisar ter atenção a alguns detalhes.
A melhor forma de assar uma maminha
(para 4 pessoas)
Ingredientes:
- 1 peça de Maminha Swift Maturatta
- Sal grosso
Modo de preparo:
Antes de preparar a carne, a brasa da churrasqueira deve estar no ponto certo. Não deve ter labaredas, que só queimam a carne e não a cozinham por igual, mas sim uma cama de brasas média/forte. Uma boa técnica é ficar com a mão a 30 cm da cama de brasa e contar até 5. Se você sentir que sua mão está ficando quente demais antes de chegar ao 5, a brasa está no ponto certo.
Com a brasa acesa, comece a preparar a carne. Faça pequenos cortes na gordura para permitir que o sal penetre melhor na peça e a cubra com um punhado de sal grosso, massageando a carne com cuidado, nunca batendo nela. Depois de temperada, a carne deve ficar 5 minutos descansando ao lado da churrasqueira, num lugar quentinho mas longe da brasa em si. Assim, o sal irá derreter lentamente com o calor da churrasqueira, temperando-a no ponto certo.
Com tudo pronto, é hora de assar. A maminha nunca deve ser preparada no espeto, e sim na grelha, que deve estar a 40 cm de altura da brasa. Primeiro asse o lado da carne, deixando a gordura para o lado de cima da peça. Quando a carne estiver no seu ponto do coração, que já ensinamos a você por aqui, vire a peça e asse o lado da gordura. Quando estiver no seu ponto, retire e sirva imediatamente, cortando sempre no sentido contrário das fibras. Assim, a maminha ficará ainda mais macia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário