quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A fraldinha e seus segredos

Quem gosta de churrasco sabe: a Fraldinha Swift Maturatta é uma das carnes mais saborosas de se preparar na churrasqueira. Macia, com pouca gordura e vizinha do filé mignon, é uma peça que até pouco tempo atrás não aparecia tanto na grelha, pois era considerada de segunda qualidade. Ainda bem que, com o passar do tempo, foram descobertas todas as suas maravilhosas características e, claro, observada a melhor forma de prepará-la, já que é cheia de segredos.

A forma correta de se assar uma fraldinha
(para cinco pessoas)

Ingredientes:
- 1 Fraldinha Swift Maturatta (1,5 kg) 
- Sal grosso triturado a gosto

Modo de preparo:
Antes de tudo, prepare o fogo da churrasqueira. Como a fraldinha deve ser assada em duas etapas, a cama de brasas deve ser moderada, não havendo nunca labaredas que entrem em contato direto com a carne.

A Fraldinha Swift Maturatta deve ser assada no espeto, já que por não ser um músculo, costuma ficar irregular quando preparada na grelha. Antes de levá-la ao fogo, tempere com sal grosso moído e deixe descansando por cinco minutos, próximo à churrasqueira. O calor fará com que os minúsculos cristais de sal derretam e temperem a carne no ponto certo.

Churrasqueira acesa, carne no espeto e temperada. Hora de tudo isso ir pra brasa!
A fraldinha deve ser assada primeiro na parte inferior da churrasqueira, a 15 cm da brasa, por 4 minutos de cada lado. Assim você irá “selar” a carne, ou seja, tostá-la rapidamente por fora impedindo que seus sucos naturais saiam durante o cozimento. Depois desse tempo, a carne deve ser elevada a 40 cm da brasa, deixando que asse tranquilamente por 45 minutos. Após esse período, ela estará no ponto e no melhor momento de ser cortada e saboreada. 



2 comentários:

Anônimo disse...

Amei o post, muito obrigada pelas dicas!!

Eu fiz uma receita de Fraldinha muito boa, vale apena conferir!!!

Bife de Fraldinha a Role com Parmesão

velton carlos stucker disse...

Ficou muito suculenta, dica muito boa, é só fazer do jeito que está descrito. Parabéns e obrigado