sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pra fazer um churrasco você vai precisar de...

Muita gente passa a vida comprando e colecionando todo o tipo de utensílio, faca e apetrecho que promete tornar o preparo do churrasco mais simples e prático. Será que você precisa de todos eles?

Pra te deixar tranquilo e garantir que você não gaste mais dinheiro com equipamento do que com carne (o que realmente interessa), vamos mostrar o que você precisa ter pra fazer um churrasco de primeira e deixar seus amigos e convidados falando muito bem por aí.

Tábua de corte – A tábua mais prática é a de plástico, com espaço suficiente para cortar tanto peças de carne pequenas como aquelas grandes que são assadas inteiras. Tábuas de madeira são bonitas, mas costumam acumular mais resíduos que contribuem para a proliferação de bactérias, e por isso exigem mais cuidados.

Faca – Deve ser proporcional ao tamanho da mão do churrasqueiro, oferecendo controle na hora do corte da carne e também ao servir. É importante manter a faca sempre afiada, já que facas “cegas” podem danificar a carne, tanto crua quanto assada. 

Pegador de carne O ideal é que seja de metal, por facilitar a limpeza, e com cerca de 30 centímetros de comprimento. Assim, o churrasqueiro pode manipular todas as carnes sem se preocupar com as altas temperaturas da brasa.

Agitador de brasa – Muita gente pensa que é bobagem, mas é um item bem importante. Com ele, você maneja a brasa dentro da churrasqueira, espalhando ou concentrando em um ponto. Assim, você aumenta ou baixa a temperatura da grelha com facilidade.

Avental – Além de evitar que você fique sujo de cinzas e sucos da carne, protege seu corpo de eventuais brasas que possam vir da churrasqueira e furar aquela camisa de que você tanto gosta. 

Churrasqueira – A churrasqueira ideal é aquela que se adequa à quantidade de carne que você assa. Churrasqueiras grandes são para famílias ou para quem costuma receber muitos amigos em casa. Já churrasqueiras médias e pequenas são perfeitas para pequenas reuniões ou mesmo um churrasco a dois.

Grelha – Deve ficar firme quando apoiada na churrasqueira, indo do fundo à frente do equipamento. Deve ser limpa sempre no final do churrasco, evitando que restos de alimentos e sucos da carne fiquem grudados nela.  

Espetos
– Da mesma forma que a grelha, deve ficar firme quando apoiada na churrasqueira, indo do fundo à frente do equipamento. Devem ser limpos sempre no final do churrasco, evitando que restos de alimentos e sucos da carne fiquem grudados neles.  


Nenhum comentário: