quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Às voltas com o filé mignon

No fogão ele já faz o maior sucesso. Imagine então na sua churrasqueira?

O Filé Mignon Swift Maturatta é um excelente corte para grelhar: é muito macio, tem pouca gordura, é extremamente saboroso e seu preparo é muito simples. Basta temperar com sal, pimenta-do-reino moída na hora e aplicar a técnica certa na hora de grelhar.

Além da técnica, outro pequeno truque na forma de prepará-lo transforma esse corte em um prato que chama a atenção dos seus convidados, tanto pela beleza, quanto pelo sabor e aroma. Basta aplicar uma crosta sobre ele.

Uma crosta nada mais é do que uma cobertura, uma “casca”. Algo que envolve a carne por completo e dá a ela uma nova personalidade. Pode ser feito com coco, pão, gergelim, chá, castanhas, entre outros ingredientes. No nosso caso, vamos preparar o filé mignon na churrasqueira com uma crosta de alecrim. O calor da brasa ativa os óleos essenciais dessa erva, liberando na medida certa seu aroma e sabor tanto na carne quanto em todo o ambiente. É uma maneira e tanto de avisar seus amigos de que você está fazendo algo especial.

Filé mignon em crosta de alecrim

Ingredientes:
- 1 peça de Filé Mignon Swift Maturatta
- 1/2 maço de alecrim (somente as folhas)
- Azeite de oliva extravirgem a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Antes de começar a preparar a receita, verifique se as brasas da churrasqueira estão bem vivas e quentes. Deixe a grelha limpa e untada com azeite de oliva extravirgem a gosto. A ideia é selar a carne e tostar o alecrim rapidamente, garantindo um filé macio e suculento, temperado pela fumaça e sabor do alecrim.

Com a grelha pronta, prepare a crosta. Pique as folhas em pedaços médios e as tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. A ideia é que, quando a crosta cobrir a carne, ela a tempere e dê sabor ao mesmo tempo. Reserve.

Cubra a peça inteira do Filé Mignon Swift Maturatta com um fio de azeite de oliva extravirgem, espalhe a crosta de alecrim sobre uma tábua de corte e role a peça inteira de carne sobre ela, garantindo que cada pedaço fique completamente coberto pela crosta.

Com a crosta já na carne, coloque a peça inteira sobre a grelha quente e cozinhe até que esteja ao ponto. Lembra da técnica que ensinamos por aqui para você saber o ponto da carne? É hora de colocá-la em prática.

Com a carne no ponto ideal, retire da churrasqueira e deixe descansar por 3 minutos sobre a tábua de corte. Assim, você garante que os sucos permaneçam na carne e que ela fique mais macia e suculenta. Corte o Filé Mignon Swift Maturatta em medalhões de 2 cm de espessura e sirva na hora. 


Um comentário:

David disse...

O Filé Mignon Swift Maturatta é um excelente corte para grelhar: é muito macio, tem pouca gordura, é extremamente saboroso e seu preparo é muito simples. É verdade! Eu pedi a minha esposa para o nosso aniversário e ela fez o prato. Foi fantástico! Passei a receita para meus amigos churrasqueiros
e eles estão encantados!