quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Não tem como pensar em um, separado do outro

Blog
Não tem como pensar em um separado do outro.
Igual a domingo de sol e praia ou Romeu e Julieta, o churrasco anda de braços dados e passos felizes com a cerveja, sendo uma combinação que, além de muito saborosa, faz a gente pensar em como as coisas simples da vida são, muitas vezes, as mais gostosas.     
Pra ficar melhor? Só harmonizando a carne do seu churrasco com a cerveja certa.
Claro que também depende do tipo de carne que você está querendo preparar: peças mais magras, como um filé mignon ou miolo de alcatra, combinam melhor com cervejas do tipo Imperial India Pales Ales.
As pales ales são as ales claras, com graduação alcoólica de até 6%. Foram criadas para competir com as cervejas pilsen durante a Segunda Guerra Mundial, portanto, compartilham a característica de serem mais leves e suaves.  
Já a ImperiaI India Pale Ales - uma de suas variações - é uma cerveja carregada em lúpulo, criada pelos ingleses para aumentar o tempo de conservação da bebida que seria levada em viagens até a Índia (daí o seu nome), variando na intensidade de amargor e percentual de álcool.
As carnes mais suculentas combinam melhor com cervejas fortes, do tipo porter. Mas essa é uma outra harmonização que conto pra vocês depois.
Se você ficou com vontade de experimentar uma ImperiaI India Pale Ales, além de querer harmonizá-la com a nossa receita, pode comprar a sua no Empório Alto de Pinheiros no bar Frangó ou no Empório Sagarana 
 

A melhor forma de fazer um filet mignon (para harmonizar com uma cerveja)
(para cinco pessoas)

 Ingredientes:
- 1 Filé Mignon Maturatta Swift
- Sal a gosto
- Pimenta do reino moída na hora a gosto
- Azeite de oliva extravirgem a gosto

Modo de preparo:
A ideia aqui é a seguinte: para apreciar toda a qualidade e sabor do Filé Mignon Maturatta Swift e harmonizá-lo corretamente com a cerveja, ele precisar ser assado corretamente na churrasqueira da forma mais simples possível, a fim de que todo seu sabor, sucos naturais e textura sejam preservados.
Nada mais fácil. Tempere a peça inteira com sal e pimenta do reino moída na hora e a cubra com um leve fio de azeite, massageando a carne para que ele a envolva. Asse o Filé Mignon Swift Maturatta na churrasqueira, sobre uma cama de brasas bem quentes, o que vai garantir que a carne fique tostada por fora, mas macia e suculenta por dentro.
Quando o Filé Mignon Maturatta Swift atingir o ponto da sua preferência, fatie e sirva na mesma hora, apreciando junto com a carne e todo o seu esplendor a ImperiaI India Pale Ales da sua escolha.          

Nenhum comentário: