quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Você já parou pra pensar como a churrasqueira funciona?

Quem pensa que não existe nenhuma técnica ou mistério ligado a esse familiar equipamento presente em varadas, quintais ou qualquer outro espaço livre onde possa ser encaixado, vai ficar abismado em saber que ela está diretamente ligada ao resultado final do churrasco que você prepara.
Mas calma, nada de pânico! Você só precisa ficar atento a alguns detalhes, que, executados com compromisso e da forma correta, vão transformar seu churrasco em um evento disputado nos fins de semana.
Limpeza – Antes mesmo de acender a churrasqueira, retire os restos de carvão e cinza do último churrasco. Com esse simples ato, a churrasqueira fica muito mais fácil de acender e você evita que as cinzas entrem em contato com a carne da grelha.  
Grelha e espetos – Antes de colocar qualquer carne, lave os espetos e a grelha com água e sabão neutro.
Acendendo a churrasqueira - Nada de usar pão, jornal ou mesmo óleo de cozinha. Prefira pequenos discos sólidos de álcool, que, além de seguros, são superpráticos de usar. Faça uma pilha de carvão apoiando os pedaços uns sobre os outros, mas deixando espaço entre eles para que o oxigênio possa alimentar o fogo. Uma vez aceso, o carvão faz o trabalho de acender os pedaços à sua volta.
Carne, só na brasa – Independentemente do corte, a carne deve ser assada sobre uma cama de brasas e nunca sobre labaredas ou fogo direto. Dessa forma, a carne é cozida lentamente e suas fibras não são agredidas pelo calor intenso, resultando em uma carne mais macia, suculenta e saborosa. O ideal é que a churrasqueira seja acesa uma hora antes de você começar a grelhar as carnes, o que dá tempo suficiente para que as brasas se formem.
Um lado quente o outro nem tanto – Divida a churrasqueira em duas sessões: Um lado deve conter brasas mais fortes e quentes, para o preparo de peças mais gordurosas, enquanto o outro, uma cama de brasas mais amena e suave, para o preparo de carnes mais delicadas e não tão ricas em gordura. Organizando dessa forma, você consegue o melhor resultado de cada uma das peças na mesma churrasqueira. 
Limpeza e organização – Mantenha tábuas de corte, facas e outros apetrechos sempre limpos e organizados. Você terá sempre uma superfície pronta para cortar e servir a carne, além de não ter que ficar procurando toda hora onde estão as coisas. 
Agora é só começar a se divertir. Qual peça você vai assar primeiro? 


Nenhum comentário: