quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cupim, só no bafo

Eu adoro cupim no bafo. Tanto que faço em casa.

Retirado da parte de trás do pescoço do boi, o cupim é um corte em que as fibras da carne são entremeadas de gordura, precisando de um tempo maior de cozimento do que as outras peças. Não que isso seja um problema, afinal, a espera pela carne ficar pronta é perfeita pra colocar o papo em dia e dar muitas risadas com os amigos.

Diferentemente das outras partes do boi, não gosto de preparar o cupim diretamente sobre a brasa, mas sim abafado. Assando dessa forma, a gordura do corte derrete lentamente, regando e hidratando a carne, que cozinha na mesma velocidade. O resultado são lascas de carne macias e suculentas, que derretem na boca e transformam a reunião de fim de semana em algo especial.

Cupim no bafo (sem complicação)
(para cinco pessoas)

Ingredientes:
- 1 cupim Swift Maturatta   
- 1 embalagem de filme plástico para assar
- Sal grosso a gosto

Modo de preparo:
Antes de preparar a carne, acenda a churrasqueira e faça uma cama de brasas, porém, ela não deve ser muito forte. Uma boa forma de medir a temperatura é colocando sua mão sobre as brasas a 30 cm de distância e contando até dez. Se você aguentar o calor sem problemas, a churrasqueira está no ponto.

Tempere o cupim com sal grosso a gosto, coloque-o sobre um prato e deixe-o por cinco minutos próximo à churrasqueira. Assim, com o calor do fogo, o sal derreterá e penetrará melhor na carne. Passado esse tempo, coloque o cupim Swift Maturatta dentro do filme plástico para assar, lacre-o e coloque sobre a grelha da churrasqueira. Agora é o momento de ter paciência e caprichar no tira-gosto, pois a carne precisa ficar 3 ou 4 horas assando lentamente pra ficar no ponto certo.

Passado esse tempo, você vai perceber que grande parte da gordura da carne terá derretido, e a carne ganhará uma cor dourada e uma textura muito macia. Com a ajuda de uma faca bem afiada, corte a carne em fatias finas e sirva na mesma hora.



4 comentários:

Anônimo disse...

e no forno quanto tempo?

Unknown disse...

Top eu fiz......

Unknown disse...

2:00hs no forno bem passada 2:20 isso a 240*C

Robervan disse...

Precisa furar o cupim para o sal penetrar ou não?