terça-feira, 3 de agosto de 2010

MITO: “Sal causa hipertensão"


Motivo de preocupação entre os churrasqueiros mais ativos, o sal pode não ser esse vilão que a maioria das pessoas pensam. A gente foi atrás e deu uma pesquisadinha sobre as verdades e mentiras em torno do sal, confira e saboreie seu churrasco a vontade.


Sal causa hipertensão?


Mito que teve origem na década de 40, devido a Walter Kempner, pesquisador que ficou famoso por restringir o uso de sal por pacientes no tratamento de pressão alta. Mais tarde, outro estudo comprovou que realmente a redução era necesssária para diminuir a pressão arterial.


Mas o que a ciência realmente comprova?


Pesquisas em larga escala têm determinado que não há razão para pessoas com pressão normal restringirem o uso de sódio. Agora, se você já tem pressão alta, reduzir o consumo pode realmente ser valioso.


Entretanto, há décadas os cientistas sabem que as pessoas com pressão sangüínea alta que não querem abandonar o saleiro podem consumir alimentos ricos em potássio. Por quê? Porque é o equilíbrio dos dois minerais que realmente interessa.


Pesquisadores holandeses descobriram que o baixo consumo de potássio tem o mesmo impacto na pressão sangüínea que o excesso de sal. E sabe-se que o consumo dos homens é em média de 3 100 miligramas de potássio por dia- 1 600 miligramas a menos do que o ideal.


Conclusão: se esforce para ter uma dieta rica em potássio, que inclua frutas, vegetais e legumes. Espinafre, brócolis, banana, batata comum e a maioria dos feijões contêm mais de 400 miligramas de potássio por porção.


E para dar uma mãozinha na dieta, a gente deixa por aqui uma receita de filé recheado com Shimeji abobrinha e tomates! Dica de acompanhamento: arroz com brócolis.



Ingredientes
- 1,5 kg de filé mignon Maturatta
- 200g de cogumelo Shineji
- 2 abobrinhas médias
- 1 1/2 cebolas médias
- 1 tomate médio
- 100g de manteiga
- 1 limão siciliano
- 6 dentes de alho
- 12 ramos de tomilho
- sal e pimenta a gosto
- azeite
- 25 palitos



Preparo


- Corte o filé longitudinalmente para que seja possível enrolá-lo. A quantidade de carne dá uma média de 25 pedaços. Tempere os filés com meio limão siciliano, sal e pimenta gosto. Passe a carne em uma frigideira quente, com azeite, para que ela “frite” um pouco. Reserve as tiras.

- Em outra panela quente, coloque a manteiga e uma cebola cortada em cubos pequenos. Adicione sal e deixe a cebola dourar um pouco. Na sequência, coloque os cogumelos e misture. A manteiga vai cozinhar o cogumelo e dar um sabor especial. Depois, acrescente a abobrinha, debulhe uns 5 ramos de tominho e esprema meio limão siciliano. Mexa cuidadosamente. Regule o sal e tempere com pimenta do reino moída na hora. Reserve o recheio.



- Em um tabuleiro, coloque um pouco de azeite no fundo. Pegue cada tira de carne, coloque o recheio no centro e enrole. Vale falar que a habilidade conta muito nessa hora. Para segurar, coloque um palito. No tabuleiro, corte os tomates e o restante da cebola em meia lua. Espalhe os dentes de alho, o restante do tomilho e regue um pouco com azeite. Pré aqueça o forno por 20 minutos a 180C. Deixe cozinhar entre 15 e 20 minutos nesta temperatura. Tire, sirva com os acompanhamentos e bom apetite!



Receita Via Link

Um comentário:

Chopp disse...

Essa caipirinha me deixou com vontade ein.. um chopp gelado também iria bem..