quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Churrasqueira além do assado

Pode até não parecer, mas a churrasqueira é um item bem versátil no preparo de alimentos. Além de churrasco, uma das técnicas que mais gosto de praticar na churrasqueira é a defumação. A grelha deixa você arriscar preparos que dão um novo sabor, cor e aroma a ingredientes que você já conhece. 


No processo, o que garante o aroma e sabor ao alimento é a exposição à fumaça. Tudo de que você vai precisar para defumar uma peça de carne é de lascas de madeira de árvores que não sejam resinosas, ou seja, que não tenham resinas naturais. Exemplos de madeira que não funcionam bem para defumar são o eucalipto e o pinheiro. Deixe de lado também as madeiras que estejam ou já tenham sido pintadas.
Geralmente se usa lenha ou serragem de árvores frutíferas, como gravetos de goiabeira, cerejeira, de pés de acerola, ameixa, amora, abacate e por aí vai. O mais importante é que estejam secos. Galhos verdes podem deixar o alimento amargo.


Para conseguir essas madeiras, ou a serragem delas, basta procurar em serralherias, já que são usadas para construção. A melhor parte é que você aproveita por completo a madeira retirada da natureza e de graça, pois a serragem é tratada como lixo (que absurdo!).



Cupim Swift Maturatta Defumado em Casa com Salada de Batata
(Essa receita serve tranquilamente três pessoas. Para servir mais gente, basta dobrá-la.)

Ingredientes:
- 1 Cupim Swift Maturatta (aproximadamente 1,4 kg)
- 200 g de lascas ou serragem de carvalho (você consegue de graça, em qualquer serralheria)
- 20 batatas bolinhas
- 1 maço de salsinha
- Sal grosso a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Azeite de oliva extra virgem a gosto

Modo de Preparo:
Comece pelo Cupim Swift Maturatta. Faça uma camada de sal grosso em uma assadeira e pressione levemente cada um dos lados do Cupim Swift Maturatta nele, para que o sal grude na peça. Depois, dê um leve tapinha na carne para que o excesso de sal caia e coloque para assar sobre uma cama de brasas não muito forte, já que seu cozimento deve ser lento.   

Para adicionar um sabor defumado, basta que, durante o cozimento, você jogue de tempos em tempos um punhado de serragem (a que você conseguiu) sobre a brasa, resultando em uma fumaça densa, perfumada e encorpada que vai dar muito sabor à carne. Para ter um melhor resultado, cubra o Cupim Swift Maturatta com uma assadeira de bolo, para que a fumaça fique concentrada nele.

Essa técnica é a mesma para qualquer tipo de carne ou serragem que você escolha. A única coisa em que você deve ficar ligado é no tempo de defumação, já que fumaça demais pode encobrir o sabor do alimento.

O cozimento deve demorar 3 ou 4 horas, o que deixa você com bastante tempo para o preparo da salada de batata.   

Faça a salada cozinhando as batatas bolinhas até que estejam macias, cortando-as então pela metade. Com elas ainda quentes, acrescente a salsinha bem picada e tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e azeite de oliva extra virgem a gosto (eu gosto de colocar bastante). Incorpore bem tudo e reserve na geladeira até o momento de servir.   

Quando o cupim estiver macio e desmanchando, sirva na mesma hora, acompanhado da salada de batata levemente fria.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá amigo! Obrigado pelas dicas. Já venho a algum tempo tentando encontrar lascas de madeira para defumar alimentos, sem sucesso. Só encontro Eucalipto e Pinho, que não podem ser utilizados. Estou em São Paulo, e não encontro em nenhum lugar lascas de qualquer arvore frutífera, muito menos de carvalho. Você poderia me dar alguma dica de onde encontrar? Obrigado, Mairon

Unknown disse...

Loja spicy vende lascas de madeira

Cris Seixas disse...

Serragem de angelim pedra pode ser usada? obrigada

João Estevão disse...

Show esse artigo de um churras emporio.

Objetivo. disse...

Angelim e madeira amarga,melhor nao!