quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Churrasco com confit: novidade na sua grelha

“Mas o que é confit?”

Se você está estranhando esse nome e pensando “que corte de carne é esse?” fique tranqüilo que eu explico pra você. Confit é o método de cozinhar um ingrediente em baixa temperatura dentro de uma gordura, que pode variar entre óleo, azeite de oliva ou gordura animal. É ideal para ser preparado sobre a grelha, já que a baixa temperatura do carvão em brasa é o ambiente perfeito para seu cozimento.

Gosto bastante de confitar alhos e tomates cerejas para acompanhar o Entrecôte Swift Maturatta. Esse corte, que tem as fibras mais curtas e entremeadas de gordura, fica muito bom quando preparado na grelha, já que a gordura da carne derrete aos poucos deixando-a suculenta e muito macia. O contrafilé e a picanha também ficam muito saborosos quando preparados dessa forma, sendo uma boa substituição para o entrecôte.

Entrecôte ao confit de alho e tomate cereja
(para 4 pessoas)

Ingredientes:
- 1 peça de Entrecôte Swift Maturatta (aprox. 1,2 Kg)
- 200 gr de tomate cereja
- 10 dentes de alho com a casca
- 500 ml de azeite de oliva extra virgem
- ½ maço de manjericão
- Sal grosso a gosto

Modo de Preparo:
Comece preparando o confit. Dentro de uma panela de tamanho médio junte o azeite de oliva extra virgem, os dentes de alho, os tomates cereja e o maço de manjericão. É importante garantir que o azeite cubra completamente todos os ingredientes, já que eles irão cozinhar dentro dele. Coloque a grelha a 30 cm de distância de uma cama de brasas média, e sobre ela, a panela contendo os ingredientes do confit. É importante não deixar que o azeite ferva, mas sim que fique somente aquecido. Deixe cozinhando por 40 minutos até que os tomates e os alhos estejam macios, mas mantenham a sua forma. Enquanto isso prepare o Entrecôte Swift Maturatta.

Corte a carne em filés de 3 cm de espessura, tempere-os com sal grosso e os deixe descansando por 5 minutos próximo ao calor da churrasqueira. Dessa forma o sal irá derreter e penetrar na carne, temperando-a por completo. Quando faltar 15 minutos para o confit ficar pronto, asse a carne até o ponto que você mais gostar. Você se lembra como? Se precisar de um refresco na memória, clica aqui.

Sirva os filés de Entrecôte Swift Maturatta acompanhado dos tomates e alhos confitados, que deverão estar macios e com um leve sabor de manjericão.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei, vou ver se experimento.