quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Rosbife na churrasqueira

Sabia que rosbife na churrasqueira fica uma delícia?

O corte que mais gosto para preparar esse prato é o Filé Mignon Swift Maturatta. Assim, o rosbife fica no ponto certo, suculento e desmanchando na boca de tão macio. O resultado é tão bom que você pode servir como prato principal do churrasco ou como um aperitivo, enquanto bate papo com os amigos.   

O melhor é que a receita não precisa ser feita só com Filé Mignon Swift Maturatta. Você também pode preparar o rosbife usando o Contrafilé Swift Maturatta, que é uma carne mais suculenta, ou se preferir, pode usar o Lagarto Swift Maturatta, que é um pouco mais leve. É só escolher um desses cortes e curtir o final de semana com quem você mais gosta.

Rosbife na churrasqueira
(para 6 pessoas)

Ingredientes:
- 1 Filé Mignon Swift Maturatta (aprox. 1,3 kg)
- Azeite de oliva extravirgem a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Sal a gosto

Modo de preparo:
O rosbife só tem um segredo: você precisa “selar”, ou seja, fritar a carne por fora no menor tempo possível. Isso vai garantir aquela textura macia por dentro que desmancha na boca e uma casquinha levemente crocante e defumada por fora, já que você vai usar o carvão como fonte de calor.  

Comece preparando a grelha da churrasqueira. Faça uma cama de brasas muito quente, de modo que quando você coloque a mão a 30 cm de distância do fogo e não consiga aguentar mais do que 3 segundos sem queimá-la. É muito importante que o fogo esteja quente, se não o rosbife não irá ficar da maneira correta. Em seguida, tempere a carne com sal a gosto e a cubra com uma pequena quantidade de azeite de oliva extravirgem. Massageie a carne, garantindo que toda a superfície fique coberta pelo azeite, espalhando então a pimenta-do-reino moída na hora.

Carne pronta, churrasqueira pronta. Hora de fazer o rosbife. Com a ajuda de uma pinça, coloque o filé mignon sobre a grelha e toste rapidamente cada dos seus lados por 1 minuto. É importante que você respeite esse tempo, ou o resultado não vai ficar legal. Depois de selar todos os lados, deixe a carne descansando por 5 minutos e corte em fatias finas, usando uma faca bem afiada.



Um comentário:

Fabiano Hiagon disse...

Gostei muito da dica, estou pensando em fazer, mas o bife de ficar a quantos centimetros da brasa?