quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um bife diferente

Maminha, fraldinha, filé-mignon... Como você já viu por aqui, todos esses cortes são muito bons para fazer bifes. O que ninguém sabe é que o cupim também pode ser preparado assim.  

Conheci essa novidade quando fui a um churrasco na casa de um amigo. Os preparativos estavam acontecendo normalmente, quando o vi fatiar uma peça de Cupim Swift Maturatta em bifes, deixando à mostra as suculentas fibras da carne. Como churrasco é lugar de palpite, perguntei se ele não achava melhor assar o cupim no bafo, bem devagar,como já ensinei vocês por aqui.

Nunca vou esquecer da resposta dele: “Depois que você provar o cupim cortado em bifes, não vai querer mais comê-lo feito no bafo”. Dito e feito.

A brasa para se cozinhar a carne ainda era a mesma, um fogo baixo, e bem devagar, mas a textura que o fogo deu a ela durante o cozimento superava em muito o cupim preparado no bafo. Depois de assada, a carne desmanchava de tão macia, em suculentas lascas que derretiam na boca. Ficou tão bom, que virou a minha receita predileta de cupim.
 
Bife de Cupim
(para 4 pessoas)

Ingredientes:
- 1 Cupim Swift Maturatta (aprox. 1,2 kg)
- Sal grosso a gosto

Modo de preparo:
Antes de fazer a carne, prepare o grande segredo desta receita: o fogo. Da mesma forma que o cupim no bafo, a temperatura da cama de brasas deve ser bem baixa, para deixar a gordura derreter e hidratar a carne, fazendo-a ficar muito suculenta.

A forma ideal de ver se a temperatura do fogo está correta é colocando a mão sobre a brasa a 30 cm de distância e contando até dez. Se você aguentar o calor sem queimar a mão, o fogo está no ponto certo. Assando o cupim dessa forma, ele fica pronto mais rápido e mantém o mesmo nível de maciez que o cupim feito “no bafo”.

Com a churrasqueira preparada, corte o Cupim Swift Maturatta em bifes de 3 cm de espessura, no sentido da largura da peça, com a ajuda de uma faca grande. É importante que a faca esteja bem afiada, ou você irá rasgar a carne em vez de cortá-la. Em seguida, tempere os bifes com sal grosso a gosto, coloque-os em uma tábua de corte e os deixe por cinco minutos perto da churrasqueira. O calor irá derreter o sal, que vai penetrar nos bifes, temperando-os por completo.

Com a carne e o fogo prontos, coloque os bifes de cupim na grelha e asse cada um dos lados por 15 minutos. Quando grande parte da gordura tiver derretido naturalmente e a carne, ganhado uma textura macia e uma casquinha dourada e estalando de tão crocante, o bife vai estar pronto para servir.

Retire a carne da grelha e a corte em pequenos pedaços, oferecendo aos seus convidados.  


4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o bife de cupim é espetacular!!!

Essa receita me lembrou uma que eu fiz de Maminha, muito boa tbm!!!

Maminha na Manteiga

Unknown disse...

a quantos centimetros da brasa ?

Anônimo disse...

30 cm, só ler com atenção

Unknown disse...

A primeira vez que como cupim desse jeito foi em 2006 um colega comprou um é p pediu pro açougueiro cortar no sentido contrário às fibras e ainda pediu pra passar na máquina! Depois disso foi só salgar e levar a grelha ,o resultado um espetáculo!!!