segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tipos de Marinada



Aqui no blog do churrasqueiro Maturatta já passamos algumas receitas onde a carne deveria ficar um tempo em marinada, mas quais ingredientes devem ser usados para a carne vermelha?

Uma boa marinada inclui sempre um elemento de acidez, tal como o vinho. Além disso, os aromas dos vegetais frescos como a cebola, salsão e cenoura e as ervas frescas acrescentam o perfume. E para realçar ainda mais o sabor dos alimentos, pode-se colocar o tomilho, alecrim, a salsinha, folhas de louro, alho e grãos de pimenta.
Quanto maior o corte da carne, mais tempo deverá ficar marinando. Também é importante conservar o alimento na geladeira, para que não tenha perigo de estragar. Prepare a marinada em um recipiente hermeticamente fechado e cuide para que a carne fique totalmente coberta pela mistura, existem sacos plásticos especiais para isso, mas você pode colocar a carne em uma travessa de vidro com tampa.
Além de apurar o sabor dos alimentos, a marinada tem o poder de amaciá-los, facilitando o cozimento.

Diferentes marinadas:

Carnes vermelhas: Vinho tinto, salsão cebola e cenoura, ramos de alecrim ou tomilho, folhas de louro, alho e grãos de pimenta-do-reino

Carnes brancas: Vinho branco, cebola, alho-poró, cenoura, salsinha ou sálvia, louro e grãos de pimenta branca.

Carne de porco: Suco de abacaxi, cachaça, cenoura, cebola e salsão, alecrim e salsinha, louro, canela e cravo-da-índia.

Após deixar a carne marinando é só levar direto a grelha, rapidamente ela estará pronta para servir.

Um comentário:

Admin disse...

Bom dia, amigo!

Estou entrando no mundo das carnes agora. Queria saber o seguinte: nas carnes marinadas, além dos componentes básicos, deve-se colocar sal refinado? Ou posso apenas marina-la com os ingredientes básicos e na hora do churrasco tacar sal grosso? É que tenho medo de salgar a carne. Se possível, tem como me passar a quantidade de sal refinado para 2kg de carne?
Obrigado!