segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ela Veio pra Ficar e Agora?

Se assim como nós, você percebeu durante as partidas do Brasileirão que as tão faladas Vuvuzelas da Copa continuaram tocando e sim, caiu a ficha que você não vai se livrar delas tão cedo, fique por dentro de algumas coisas que você deve saber desde já sobre o “efeito Vuvuzela” prolongado e pense duas vezes antes de adotá-la como item obrigatorio para festejar as vitórias do seu time.
127 decibéis (ou dB) é o que atinge o som de uma única vuvuzela soprada com força. Onde ela entra na escala decibélica?

140 dB ;
limiar da dor
130 dB; avião decolando
127 dB; vuvuzela
123 dB; aquela estridente corneta de
spray (air horn)
90 dB; trânsito carregado
60 dB; multidão animada
Alerta: você corre risco de sofrer danos permanentes à audição tendo "exposição prolongada" a sons com mais de 85 decibéis.
Achou que era só isso?
Que nada! Segundo Ruth McNerney, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, a vuvuzela é o objeto que tem mais potencial de espalhar gripes e resfriados. Pra você ter uma idéia, seu potencial de contaminação é maior do que alguém doente ficar tossindo e espirrando do seu lado.Isso porque a escola levantou dados colocando oito pessoas soprando vuvuzelas. As partículas cheias de germes expelidas eram suficientemente minúsculas para pairar no ar por horas e se candidatar a invadir as vias respiratórias de alguém.

 Tecnicamente, o que torna a vuvuzela tão atordoante?
Com a palavra, Trevor Cox, presidente do Instituto de Acústica do Reino Unido: "Elas fazem seu som por meio de jatos de ar que ressoam no tubo. Quando tocada por alguém com experiência, lembra um berrante. Quando não, a nota fica imperfeita e causa distúrbios na frequência. Quando milhares são tocadas juntas, você tem um som monótono, hipnotizante, como o de um enxame".
E ai? Que tal substituir a Vuvuzela por um pandeirinho nesse Campeonato Brasileiro hein pessoal?
Via Link

2 comentários:

Lorena Melo disse...

vou imprimir isso e colocar no elevador do meu prédio pra todos os vuvuzeleiros de plantão! Como irrita esse barulho meu deus!

Chopp disse...

maldita vuvuzela ein.. heehe