segunda-feira, 5 de julho de 2010

Queijos: Faça a Escolha Certa

Se você não dispensa uma boa tabua de frios para abrir o paladar, deve saber que existe o queijo certo para cada ocasião e bebida, certo? Não?
Então tome nota dessa lista bem útil e não faça feio no próximo happy hour.

Do Tipo Cremoso
Com a consistência de um requeijão, o queijo Melba é um dos mais cremosos e vai, com certeza, impressionar seus convidados: muitos já vêm temperados com cebolinha, tomate seco, amêndoa e damasco. E vão muito bem com torrada.

                            Para a Salada
Feito a base de leite de cabra, o Chèvre é uma opção interessante para quem está fugindo da rúcula, tomate seco e mussarela de búfala. Comprando apenas um vidrinho de queijo Chèvre você consegue fazer uma salada simples e deliciosa misturando- o a uma bandejinha de morangos e outra de tomates-cereja. Junte tudo e tempere com sal e pimenta - do- reino moída. Para completar, leve ao fogo 3 medidas de vinagre balsâmico para 1 de mel e deixe reduzir, formando um xarope. Jogue a mistura por cima. Ninguém resiste.


A Qualquer Momento
Apesar da origem chique, o queijo suíço Gruyère é o típico queijo que pode ser servido em qualquer ocasião. Ele é duro, levemente salgado e picante. Ou seja, tanto como petisco ou recheando um sanduba pode apostar no básico!





Com Cerveja
Adocicado e leve, o Emmental é muito comum no preparo de Fondues, mas basta colocá-lo em ação como petisco oficial em uma final de campeonato para ver que o potencial desse queijo vai muito mais longe. Uma dica importante na hora de comprar é que ele tenha buracos bem redondos, as chamadas olhaduras. Se elas forem perfeitas e uniformes, é sinal de que o queijo é bom.


Com Vinho
Cuidado com aquela famosa máxima de que vinhos e queijos formam um casamento perfeito. O queijo tem alto teor de gordura, sal e elevada acidez, o que pode bagunçar tudo se for harmonizado com o vinho errado.
O Gouda curado, devido seu sabro acentuado e com cristais de sal, vai bem com vinho smais potentes. Escolha um Malbec ou Cabernet Sauvignon.


Aposte na Versatilidade
Presença obrigatória em nove entre dez tábuas de queijo, o Brie faz jus a sua fama; cremoso, de sabor adocicado e levemente defumado, ele também tem uma ótima relação custo/ benefício. Mas fique atento. Na hora de comprar um pedaço, certifique-se de que ele esteja estufadinho como na foto, com o recheio ultrapassando um pouco a casca. Do contrário, ele pode não ter sido curado o suficiente, o que resulta num sabor amargo.


Para a Sobremesa
Diretamente da família dos queijos de mofo azul, o Gorgonzola é certeiro na hora de impressionar. Além de gostoso sua consistência é mais cremosa e sabor bem acentuado. Vai muito bem com uva tipo moscatel, damascos secos ou numa baguete.


Via Link

2 comentários:

Pedro Cunha disse...

Otima dica, só confirmou mesmo que eu devo continuar no meu bom e velho Gruyere!!!

o melhor queijo que tem!

Chopp disse...

Adoro queijo.. com um chopp gelado então....