sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Acertando no tempero: Tipos de sal


Eleito o tempero mais utilizado do mundo, o sal funciona como um “up grade” do paladar, apesar de render muitas controvérsias sobre seus benefícios e malefícios.

E embora seu papel de vilão ou mocinho varie bastante, na hora de um bom churrasco não tem como deixá-lo de fora. Mas será que você realmente usa o sal adequado para cada prato?

Conheça agora algumas variações e faça bonito no próximo churrasco!

Principais Tipos de sal

Sal de cozinha, de mesa ou refinado - É o mais comum e o mais usado no preparo de alimentos. De acordo com as leis brasileiras, o sal de cozinha deve ser acrescido de iodo para se evitar o bócio.

Sal marinho - Há diversos tipos de sal marinho, dependendo de sua procedência, e a cor de seus cristais pode variar. Bastante usado na cozinha macrobiótica, pode ser colocado num moedor e moído na hora.

Sal grosso - Produto não refinado apresentado na forma que sai da salina. Em culinária é usado em churrasco, assados de forno e peixes curtidos.

Sal light - É um produto com reduzido teor de sódio, fruto da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. Ideal para pessoas com dietas restritivas ao sal.

Sal Kosher - Sal com cristais grossos e irregulares podendo ser extraído de mina ou do mar, desde que sob supervisão de rabinos. Como sua granulação é mais grossa, é preferido pelos chefes de cozinha, pois adere com maior facilidade à superfície de carnes.

Sal de Guerande - Considerado o melhor do mundo, esse sal tem produção artesanal. Extraído na cidade de Guerande, região da Bretanha, na França, é um condimento caro. A versão especial desse sal é chamado "fleur du sel", ainda mais rara.

Sal defumado - Tem sabor e aroma peculiares que dão toque especial às preparações.

Sal de aipo - Sal de mesa misturado com grãos de aipo secos e moídos. É utilizado para dar sabor aos grelhados de peixe ou de carnes e em caldos de consomés. Pode ser usado para temperar o suco de tomate e outros coquetéis de legumes.

Gersal - É muito utilizado na cozinha macrobiótica. Trata-se do sal misturado com sementes de gergelim tostadas e amassadas.





Via Link

Nenhum comentário: