terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cerveja sempre gelada.


Na hora do churrasco ninguém dispensa uma cerveja gelada. Por isso mesmo sempre bate aquele desespero quando a carne já está pronta e a cerveja ainda não gelou. O certo mesmo seria gelar a cerveja 40 minutos antes, se for colocar na geladeira, ou 25 minutos no caso do freezer.

Mas nem sempre se tem todo esse tempo para esperar, uma situação nada estranha é precisar comprar mais cerveja no meio do churrasco ou as visitas chegarem com engradados que acabaram de comprar. Bom nessas horas não há muito o que fazer se não recorrer ao velho mito do Gelo + Água + Sal. Quer dizer mito nada pode acreditar que dá certo!

O que acontece é que o sal derrete o gelo baixando o ponto de solidificação, assim a temperatura do recipiente fica em torno de -4˚C. Dessa maneira é possível levar a temperatura da sua loira (a cerveja não a namorada) para 2˚C em cerca de 5 minutos. Outra coisa que ajuda é não tirar a água do degelo, o que algumas pessoas insistem em fazer. A água ajuda a manter a temperatura baixa e gela as suas latinhas com mais eficiência que somente o gelo.

E para os mais esquecidos, antes de beber a cerveja lavem a latinha, afinal ninguém quer beber cerveja salgada!

E só pra lembrar os manguaçeiros de plantão beber e dirigir não rola mesmo!

Nenhum comentário: