segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Dicas para passar bem a época de calor



Agora parece que o verão chegou mesmo, as temperaturas continuam aumentando, a umidade do ar cada vez mais baixa e como nos expomos mais ao sol, é preciso tomar alguns cuidados nas práticas comuns à época:

No churrasco
Cerveja, sol e futebol podem levar à desidratação, o que causa dor de cabeça, náuseas e desmaios. Também é o primeiro passo para a insolação, que faz com que corpo e cérebro atinjam temperaturas fatais.
Como se proteger: beba água, água-de-coco ou isotônicos durante a pelada. "Além de hidratar, são fontes de sais minerais", diz a nutricionista Julia Romero, do Hospital Samaritano. Reponha proteínas com o churrasco.

Na partida de tênis
O ozônio, que racha o piso, pode desencadear um ataque no tecido pulmonar. Isso inflama os alvéolos, o que dificulta a respiração, causa tosse e aumenta o risco de enfisema.
Como se proteger: Marque o jogo para antes das 9 horas (ou após as 18 horas). Quanto mais alto o sol, mais ozônio você respira. Evite exercício ao ar livre se o nível de poluição estiver alto.

No estacionamento

Colar no assento é apenas uma das desvantagens de dirigir um forno ambulante. Quando seu carro cozinha sob o sol escaldante, o plástico do painel e as substâncias químicas dos tapetes liberam as toxinas difenil éteres prolibromados (PBDEs) e ftalatos, segundo estudo do grupo de pesquisa Ecology Center (EUA). Resultado: prejuízos à memória e ao fígado.
Como se proteger : pare mais longe. Pegue um lugar perto de uma faixa de grama. Um estudo da Nasa (EUA) revela que as partes menos verdes dos estacionamentos são bem mais quentes.

Na praia
Alergia por exposição solar não é um efeito colateral só do Saara. Trinta minutos podem disparar calafrios, náuseas e inchaço, causados pelo sistema imunológico ao tentar curar a pele.
Modo de se proteger: peça peixe. Peixe gordo previne queimaduras graves, diz estudo da Universidade de Manchester (Inglaterra). "Peixe é rico em proteínas, responsáveis pela construção e renovação de tecidos do corpo", esclarece a nutricionista Elisangela Fujihara.

Nenhum comentário: