terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Insônia, dicas para combatê-la.



Que a sua noite mal dormida não seja culpa deste mal que atinge grande parte da população adulta, a insônia possui 3 tipos mais comuns:
A insônia aguda, aquela que ocorre algumas vezes durante a vida e dura apenas alguns dias. Geralmente, é causada por uma situação que cause estresse ou alguma alteração na rotina.
A insônia crônica, mais séria, é quando a pessoa apresenta sintomas noturnos (citados acima) por um período maior.
A última, mais grave que a anterior, é o transtorno de insônia crônica, que apresenta sinais diurnos, além dos noturnos, e faz com que a pessoa fique doente com maior rapidez.
Como resultado a ansiedade e a depressão, males modernos. Para ajudar a evitar a insônia, temos algumas dicas:
Evite:
Excesso de café, chá, chocolate, refrigerantes, anti-inflamatórios e medicamentos com cafeína. Bebidas alcoólicas e cigarro. Refeições pesadas antes de dormir.
Cochilos durante o dia que ultrapassem 20 minutos.
Relógio com ponteiros que façam barulho no local de dormir.
Utilizar o quarto como ambiente de TV ou leitura.
Procure:
Deitar apenas quando estiver com sono.Fazer exercícios físicos quatro a seis horas antes de se deitar, de preferência ao ar livre.
Reservar 20 a 30 minutos de seu tempo, quatro horas antes de dormir, para pensar em seus problemas. Tomar banho quente, duas horas antes do sono. Manter os pés aquecidos (meias ou escalda-pés). Ingerir um lanche com leite e/ou derivados e carboidratos antes do sono, sem restrição de horário, apenas como aperitivo. Manter horários constantes para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana. Distrair-se, ler ou assistir TV fora de seu quarto, caso não consiga dormir.

Nenhum comentário: