segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Carne, fonte de proteínas


Já falamos em post anterior que a carne vermelha é fonte de creatina, que ajuda no aumento muscular, mas também possue proteínas. Elas são nutrientes que formam nossas células, hormônios e enzimas. São responsáveis pela produção e reparação dos tecidos.
São formadas por combinações de 20 aminoácidos em diferentes proporções. Existem dois grupos de Aminoácidos:

Os aminoácidos essenciais, importantes para as necessidades metabólicas.

Os aminoácidos não essenciais, que são igualmente necessários para a estrutura protéica, porém se houver deficiência na ingestão de algum deles, podem ser sintetizados pelo organismo através de aminoácidos essenciais ou de precursores contendo carbono e nitrogênio.

As Proteínas podem ser classificadas de acordo com seus aminoácidos:

Proteína Completa possui todos os aminoácidos essenciais em boas quantidades e na proporção correta. É encontrada em alimentos de origem animal.
Proteína Incompleta não possui todos os aminoácidos essenciais. Caso seja a única fonte protéica na dieta, não promove o crescimento das células. Encontra-se nos alimentos de origem vegetal, como leguminosas e cereais.
São fontes de proteína:
Animal: Leite e produtos derivados, carnes, vísceras (língua, fígado, coração), aves, ovos e pescados, incluindo os mariscos.
Vegetal: Leguminosas (teor mais elevado de proteínas), nozes, cereais (arroz, trigo, macarrão, aveia).
No valor total de calorias de uma dieta saudável, a participação das proteínas é de 10% a 15%. As Proteínas fornecem 4 kcal/g quando utilizadas pelo organismo. Consumir carne é essencial para quem quer ter uma boa saúde.

Nenhum comentário: