segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Rock in Rio comemora 25 anos



O Rock in Rio, no Rio de Janeiro mesmo, aconteceu entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985, quando o jovem empresário Roberto Medina resolveu criar o festival na tentativa de trazer astros internacionais da música ao País. Muitos duvidaram pois era muito raro artistas do primeiro time do rock internacional visitarem o Brasil. Os exemplos eram poucos: Santana, em 1971 e 1973, Alice Cooper, em 1974, Genesis (já com Phil Collins nos vocais), em 1977 e o Queen, em 1981.
Era difícil de acreditar que teríamos por aqui Iron Maiden, Yes, Ozzy Osbourne, Queen, Scorpions, The B-52's, Rod Stewart, The Go-Go's, George Benson, Al Jarreau, Nina Hagen, AC/DC e Whitesnake.
O Rock in Rio fez história e foi falado no mundo inteiro - com direito a exibições de trechos ao vivo dos shows em países como Estados Unidos e Inglaterra -, a segunda edição do Rock in Rio foi realizada entre 18 e 26 de janeiro de 1991, desta vez no Maracanã, que teve seu gramado adaptado para receber o alto número de espectadores - cerca de 700 mil pessoas.Entre as atrações, Prince, Joe Cocker, Gusn N' Roses, Faith No More, A-Ha, Judas Priest, Megadeth, New Kids on The Block e Run DMC.

A terceira edição no Brasil, após um hiato de dez anos, foi realizada em 2001, desta vez com grande investimento em atrações do cenário pop. Cada dia de festival era dedicado a um gênero, com destaque para 18 de janeiro, com nomes como o de Britney Spears, N'Sync, Five e até Sandy Junior.

Desde 2004, o Rock in Rio vem sendo realizado em Lisboa, em Portugal, e Madri, na Espanha. Apesar do estranhamento inicial - afinal o festival leva o nome do Rio de Janeiro, mas não mais realizado apenas na cidade - , os dois eventos renderam muito por lá e já ganharam edições fixas, que acontecem a cada dois anos.
Medina promete um novo Rock in Rio no Brasil para 2011, esperamos.

Nenhum comentário: