sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Diferença entre Malzbier e Cerveja Escura



O tempo deu uma esfriada, pelo menos no sul e em São Paulo e ficou ideal para acompanhar o seu churrasco com as cervejas escuras. Elas possuem médio teor alcoólico, isto é entre 2 e 4,5% de álcool, e combinam muito bem com carnes e bistecas, mas é legal diferenciar as cervejas escuras das malzbier.
É principalmente do teor alcoólico que vem as suas diferenças, a malzbier, originária da Alemanha, se enquadra na categoria das cervejas sem álcool, ou com uma concentração não maior do que 0,5% ABV. Isso acontece porque sua fermentação é feita em temperaturas muito baixas, quase ao ponto do congelamento. Nessa condição, as leveduras ficam adormecidas, embora haja açúcar de sobra a metabolizar no mosto cervejeiro. Após a fermentação, a cerveja é filtrada e pasteurizada, eliminando as leveduras, que nem chegaram a trabalhar muito. O resultado é uma cerveja muito doce, gosto dos maltes torrados.
A confusão se dá porque no Brasil, muitas vezes, é produzida com adição de flavorizante caramelo em um lote de cervejas pilsen e mesmo assim recebe o nome de Malzbier, mas o sabor é bem diferente.
Fique esperto no teor alcoólico da sua cerveja e lembre que não dá para dirigir depois de beber.

Um comentário:

Unknown disse...

A Cerveja Petra escura é malzbier ?