terça-feira, 20 de outubro de 2009

Na grelha ou no espeto?

Há vantagens e desvantagens em preparar um churrasco no espeto ou na grelha, ou seja, um não é melhor que o outro. O que acontece é que há os mais tradicionalistas e o mais "modernistas", por assim dizer. E há também carnes que são melhor preparadas em grelha do que em espeto, e vice-versa.

Espeto
Os espetos são mais duráveis, fáceis de limpar, e não soltam resíduos na carne. É mais fácil também de aplicar temperos de forma mais uniforme. Porém seu manejo é complicado e requer habilidade.

Precisa-se furar a carne no lugar certo, para que ela não fique desidratada demais nem queimada demais. Compre espetos de aço inoxidável por causa de sua maior durabilidade e qualidade, e de tamanho proporcional ao de sua churrasqueira.

Grelha
Mais popular, mais prática de preparar, já que pode-se colocar vários tipos de carne na mesma grelha sem que haja mistura de gosto entre as carnes. A carne não é furada pelo espeto, perdendo menos suco. Porém precisa-se de algum aparato para virar a carne, para evitar um aquecimento desuniforme.

Carnes indicadas para a grelha: picanha, maminha, assado de tira, vazio, fraldinha, filé mignon.

Nenhum comentário: