terça-feira, 20 de outubro de 2009

Para não desprender muita fumaça

A fumaça pode acabar com um churrasco. Além de ela dar mal gosto à carne quando desprendida em excesso, pode causar irritação nos olhos do churrasqueiro e dos convidados. Preste atenção nessas dicas para que esse tipo de incidente não ocorra:

Carvão ideal: geralmente usa-se carvão vegetal como fonte de calor no churrasco. Um carvão de boa qualidade não libera fumaça excessiva, portanto, preste atenção ao carvão que irá comprar. Dê preferência aos de acácia negra ou de eucalipto, de pedaços grandes e homogêneos.

Não jogue água na brasa quente: se precisa controlar o calor emitido pela churrasqueira, tente abafar o fogo ou não atiçá-lo no momento. Jogar água direto na brasa ainda incandescente provoca uma quantidade de fumaça indesejável e irritante.

Uma chaminé pode ajudar: há churrasqueiras que já vêm com saída de fumaça, permitindo que esta saia sem incômodos. Deixar a churrasqueira ao abrigo do vento evita que qualquer ventania espalhe fumaça por todos os lados.

Lembrete: o que realmente assa a carne em um churrasco é o calor produzido pela brasa. A fumaça é apenas uma consequência do calor produzido.

Nenhum comentário: