Essa expressão é muito usada não só em churrascos, mas também na culinária em geral. Visa a criação de uma camada impermeável ao redor da carne para evitar que o suco dentro dela evapore e a carne fique dura e seca, o que garante uma carne macia e saborosa.
Para selar a carne, espalha-se óleo sobre ela, coloca-a no fogo para aquecê-la rapidamente e formar uma crosta fina em cima de um lado e do outro. Pode-se usar também sal grosso para selar, já que este nunca fica em excesso na carne e realça o seu sabor.
Não esqueça que na hora de virar a carne, use uma pinça ou um pegador específico, já que espetos e garfos furam a carne e permitem que o suco evapore pelas aberturas feitas. Caso tenha que usar um desses últimos utensílios, prefira pegar a carne pela borda.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Churrasqueiro Maturatta, seu blog e joia, como churrasqueiro amador e apreciador de todas as coisas relacionadas com carne e cerva, procuro sempre pesquisar tecnicas novas. Ate ha algum tempo atras tambem acrditava no mito do "selar a carne", da uma olhada nesse site do discovery channel :http://www.discoverychannel.co.uk/science/kitchen_chemistry/kitchen_myths/index.shtml; O lance de selar a carne nao tem nada a ver com perder os sucos da carne, nao tem como deixar a carne impermeavel, mas tem tudo a ver com aumentar o gosto
Abracao !
Postar um comentário